Ciências - Série iniciais


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
1. Estudos de textos relacionados a alimentação saudável, livro de ciências  dos alunos do 4 º ano da séries iniciais.
2.Confecção da pirâmide alimentar;
3. Visita à Feira do Produtor;
4.Análise de rótulos de produtos industrializados identificando seus conservantes, corantes, estabilizantes;
5. Pesquisa na internet dos itens anteriores e o que causam a saúde se consumidos em excesso;
6. Confecção de uma receita usando ingredientes naturais. Segue a receita:

 Vitamina de morango
 3 morangos médios;
200 mls de leite;
açúcar se desejar.
Modo de fazer:
Retire o cabinho dos morangos,  lave-os, pique-os e bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.
Fiz essa receita em sala de aula e foi um sucesso.
7. Em Matemática trabalhar o custo da receita e  e valor nutricional da vitamina;





7. Palestra com nutricionista Cristiane e com a extencionista Emater local sobre alimentação saudável e alternativa; a partir das palestras realizar relatórios individuais ou coletivos;


PROJETO REUTILIZAR E RECICLAR: UM ATO DE CIDADANIA
Este projeto foi desenvolvido com os alunos do 4 º ano turma 42 da Escola Estadual de Ensino Fundamental francisco Andrighetto de Santo Augusto RS. 
Obtendo o 1º lugar na Mostra de Ações Ambientais promovidas pelo município e Instituto Federal Farroupilha, que ocorreu dia 5 de outubro de 2011.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto.
Rua Uruguai, 855.
Bairro São Francisco – Santo Augusto – RS.
Diretora: Eliane Paier
Tema: Reutilizar e Reciclar: um ato de cidadania.
Professora coordenadora do projeto: Linéia Bertollo.
Série: 4º Ano do Ensino Fundamental
Duração: abril a dezembro de 2011
CARACTERIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
A produção de detritos urbanos vem aumentando de maneira
alarmante em vários lugares do mundo e não poderia ser diferente com o
nosso município. Isso se deve a vários fatores, dentre os quais as mudanças
nos hábitos de consumo. Neste ponto reside a importância de levar ao
conhecimento dos alunos, os problemas que o aumento do lixo pode gerar à
saúde humana e ao Planeta. Também, mostrar-lhes as alternativas mais
adequadas que podemos ter em relação ao destino dado ao lixo doméstico.
Essas iniciativas estão baseadas nos três “Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar.
Desta forma, poderemos mostrar às crianças que pequenas ações podem fazer
a diferença na “saúde” do Planeta. Sabedores que as sacolas plásticas são um
dos grandes geradores de lixo em nosso município, uma das ações a ser
realizadas durante o projeto é a produção de sacolas retornáveis, a partir de
calças jeans usadas. Outro grande gerador de lixo são as garrafas pet, que
conforme o projeto serão transformadas em recipientes utilizados para o plantio
de temperos verdes ou flores. O referido projeto terá caráter interdisciplinar,
pois abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Ciências e
Matemática, tendo como referência atividades teóricas e práticas de maneira
lúdica e dinâmica.
Desde o início do presente ano letivo, o 4º ano, turma 42, vem usando
nas suas produções artísticas, materiais que, habitualmente, vão para o lixo,
como os litros pet. Dentre eles a confecção dos ninhos de Páscoa, dos vasos
para presentear as mães, porta-retratos antigos e quadrinhos velhos para
confeccionar um porta-chaves para o dia dos pais. O projeto aproveitará o mês
de agosto, tradicionalmente conhecido como mês do Folclore, para incluir
algumas atividades relacionadas a esse tema, assim como usar figuras do
Folclore Brasileiro para alertar quanto à questão ambiental. Nesta etapa
confeccionarão alguns destes personagens usando materiais reutilizáveis. O
projeto terá sequência até o final do ano, pois ainda pretendemos confeccionar
alguns enfeites natalinos com materiais reutilizáveis.
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer a necessidade de reutilizar e de reciclar materiais que
diariamente vão para o lixo, a fim de diminuir o volume de detritos produzidos
pelos alunos, professores e suas famílias.
OBJETIIVOS ESPECÍFICOS:
 Reconhecer que cada um de nós ajuda no aumento e acúmulo do
lixo no Planeta Terra;
 Distinguir os tipos de lixo que produzimos diariamente;
 Conhecer os possíveis destinos de cada tipo de lixo;
 Estimular a separação de lixo em casa e na escola;
 Confeccionar brinquedos e outros materiais como embalagens de
pets, caixa de leite, etc;
 Reutilizar calças jeans usadas para a confecção de sacolas
retornáveis;
 Mostrar que o acúmulo de lixo além de prejudicar o meio
ambiente, também pode causar doenças graves aos seres
humanos.
ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS:
 Levar para a sala de aula textos relacionados ao tema do projeto,
para promover discussão e reflexão sobre o assunto;
 Estudar a história O Saci e a Reciclagem do Lixo de Samuel
Murgel Branco;
 Confeccionar um “Saci Pererê” com cilindro de papel higiênico e
retalhos de tecidos ou tecidos velhos;
 Confeccionar uma “garrafa de prender Saci” com garrafa pet
600ml;
 Confeccionar recipientes com litros pets para o plantio de
temperos ou flores;
 Assistir ao filme WALL.E;
 Produzir resumos e ilustrações;
 Promover atividades teóricas, de pesquisa e práticas sobre os três
“Rs” e mostrar às crianças que muitos produtos, que
costumeiramente colocamos nas cestas de lixo podem virar
brinquedos e outros objetos;
 Fazer em sala de aula a separação do lixo;
 Organizar a Oficina de confecção de sacolas retornáveis;
 Confeccionar painéis com imagens de lixos em destino adequado;
 Produzir um mural na sala de aula com matérias de jornais,
revistas, internet que tratem do tema reciclagem;
 Interpretar textos a respeito do tema;
 Produzir histórias em quadrinhos a partir do tema “lixo e seu
destino adequado”;
 Observar o tempo de decomposição de itens pesquisados na
internet e realizar atividades como: histórias matemáticas,
sequência numérica;
 Produzir brinquedos e objetos como porta-jóias, portas-treco,
potes de flor, dentre outros, com materiais que as crianças trarão
de casa;
 Promover uma mostra dos trabalhos produzidos durante todo o
ano, incluindo os ninhos de Páscoa, os vasos de flores e portachaves,
à comunidade escolar.
RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS:
 Litros pet; calças jeans velhas; tecidos velhos; dentre outros
materiais recicláveis; barbantes; linha para costura; fitas adesivas,
cola quente, terra, sementes ou mudas de flores;
 Máquina de costura;
 Aparelhos áudios-visuais e internet.
 Livros, jornais e revistas.
HUMANOS:
 Professora, alunos, professora para auxiliar na confecção dos
fuxicos e mães para fazer as sacolas retornáveis.
AVALIAÇÃO:
Como já mencionado anteriormente, a utilização de materiais
reutilizáveis é uma prática habitual, que proponho à turma de alunos onde sou
professora titular. O primeiro trabalho realizado foi a confecção do ninho de
Páscoa, onde usamos como base um litro pet cortado em uma altura mediana
e revestido com EVA O resultado foi surpreendente, pois cada aluno
personalizou o seu trabalho com materiais trazidos de casa (fitas, flores de
biscuit, botões, etc...). Com a proximidade do dia das mães, decidimos fazer
um pote de flores decorado para presenteá-las. Para isso, utilizamos
novamente um litro pet cortado em uma altura suficiente para colocar uma
muda de flor. O vasinho foi decorado com recortes de revistas velas e livros
velhos, os quais foram contornados com cola gliter e cola colorida. Já para o
dia dos pais conseguimos “quadrinhos” velhos e porta-retratos antigos para
confeccionarmos porta-chaves, decorados ainda com a foto de cada aluno,
tirada em sala de aula. Ambas as atividades se tornaram bem econômicas e
muito bonitas, sem que fossem usados produtos novos e sim, aquilo que iria
para o lixo.
Dessa forma, o tema “a reciclagem e reutilização de materiais” está
sendo usado diariamente para incentivar a diminuição da produção de lixo em
nosso ambiente, principalmente familiar e escolar. Uma etapa importante do
projeto incluiu o estudo da reportagem “O problema também é seu” de João
Rodrigo Maroni. Foram feitos levantamentos de hipóteses a respeito do titulo e,
após a leitura, reflexão sobre o que cada um de nós pode fazer para diminuir o
desiquilíbrio ecológico tratado no texto.
Nas aulas de Ciências, fizemos painéis com imagens de produtos
que podem e não podem ser reciclados, bem como um painel com o tempo de
decomposição de determinados materiais. Esta atividade foi importante, pois os
alunos puderam perceber que latas, plásticos, vidros e outros materiais não se
decompõem com facilidade e o que nós consumirmos ou produzirmos agora a
partir destes materiais, ficará para as próximas gerações. Durante as aulas de
informática fizemos pesquisas a respeito dos “3Rs” e recursos renováveis. O
resultado foi interessante, pois as crianças perceberam que algumas coisas ou
elementos que a natureza nos fornece também podem acabar.
Ao projetar em Datashow a história “O Saci e a Reciclagem do Lixo”
de Samuel Murgel Branco, novos conceitos foram assimilados pelos alunos.
Destaque para a “compostagem” que é apresentada de maneira lúdica e fácil
compreensão. Esta atividade traz o Saci Pererê, um mito conhecido do nosso
folclore e dos alunos, como personagem principal que ajudou uma cidade a
rever o conceito de lixo e reciclagem. Após a contextualização da história
realizamos a confecção dos fantoches de Saci usando o rolo de papel higiênico
e retalhos de tecido velhos, também palitos de fósforos usados. Outro trabalho
realizado envolvendo este mito foi o “saci engarrafado”. Nesta atividade
usamos garrafas pet de 600 ml e barbantes e os sacizinhos, pintados pelos
alunos foram colocados dentro das garrafas. Ambas as atividades foram muito
prazerosas e enriquecedoras para os alunos, pois puderam aproveitar as lições
teóricas para aplicar na prática.
Dando continuidade ao projeto, desenvolvemos a ação da horta
alternativa com litro pet. Cada aluno trouxe de sua residência o litro e a terra
que usaria. Como escola, providenciamos mudas de alface, cebolinha e outros
temperos. A avaliação desta atividade foi muito positiva, pois as crianças além
de mais uma vez estarem em contato com material reutilizável, também tiveram
noções de alimentação saudável e que, mesmo em ambientes urbanos e
pequenos, é possível produzir algumas variedades de hortaliças.
Como seguimento do projeto, o 4ºano juntamente com o 3º ano
assistimos ao filme WALL.E. Após a projeção do filme, fizemos a resenha e a
ilustração do mesmo. Dessa forma, através de observação, as crianças
puderam perceber as consequências sérias que a produção de lixo pode
causar ao Planeta. Claro que com uma visão cinematográfica bem elevada,
mas muito interessante foi a leitura visual que as crianças fizeram do filme.
Para sistematizar a parte teórica de nossos estudos, os alunos
produziram uma historinha em quadrinhos com o tema “o lixo e suas
consequências”. Todos foram muito criativos e foi possível observar que todos
estão levando consigo uma experiência muito significativa para suas vidas.
O ponto alto de nosso projeto foi a confecção das sacolas
retornáveis com calças jeans usadas. Nesta etapa houve o envolvimento de
vários segmentos escolares, já que as mães de maneira expressiva, ajudaram
na confecção. Também contamos com o auxilio da funcionária de nossa escola
Laura Kall, na costura das sacolas e a participação entusiasmada dos alunos
no acabamento dado ao trabalho.
Como conclusão fica registrado a importância que os alunos e
demais segmentos escolares deram ao projeto, mas principalmente os alunos
que participaram de todas as atividades de maneira brilhante, se envolvendo
com criatividade e empenho a cada trabalho realizado. Sendo que o objetivo
maior do projeto foi atingido, pois as crianças perceberam através da prática
que a nossa relação de ser humano, com o meio ambiente vai muito além do
presente e que o fizermos agora ficará registrado para muitas gerações.
BIBLIOGRAFIA
Branco, Samuel Murgel. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Ed.
Moderna.
Campos, Maria Cristina da C. Campos; Nigro, Rogério G. Coleção
Aprendendo Sempre Ciências – 4º ano. São Paulo, Ática, 2009.
Fanizzi, Sueli; Gil, Ângela Bernardes de Andrade. Porta Aberta
Ciências – 4º ano. São Paulo, FTD, 2008.
Miranda, Cláudia; Rodrigues, Vera Lúcia. Coleção Aprendendo
Sempre – língua Portuguesa – 4ºano, p.158-160.
Recicloteca: WWW.recicloteca.org.br
Revista Ciências Hoje para crianças: HTTP:/cienciahoje.
uol.com.br/view/418.

Resumo: A grande produção de detritos urbanos gerados nestes últimos anos devido ao
consumismo desenfreado e ao grande avanço tecnológico, viabilizou a todos uma
comodidade maior que perpassa nossa alimentação, vestuário, assim como outras
situações de nosso cotidiano. Dessa forma, pensando em orientar nossos educandos para
um consumo sustentável, este projeto visa oportunizar aos alunos aprendizagens
práticas relacionadas à diminuição de detritos no ambiente através da reutilização de
materiais que costumeiramente vão para o lixo, neste caso enfatizando o uso das
embalagens pets. Aproveitando alguns mitos do folclore brasileiro, fizemos trabalhos
relacionados à preservação e conservação ambiental usando cilindros de papel higiênico
e tecidos velhos. Outro grande problema que encontramos em nosso município é o uso
exagerado de sacolas plásticas, oriundas de estabelecimentos comerciais. Procurando
mudar essa cultura que temos em ir ao supermercado e trazer várias sacolas plásticas,
decidimos confeccionar sacolas retornáveis utilizando calças jeans que seriam
descartadas. Este objeto de uso múltiplo torna-se assim algo útil para a família e
principalmente diminui os danos ao meio ambiente. Outro destaque deste projeto foi a
confecção da horta alternativa com litros pet. Foi possível mostrar aos alunos que cada
um deles pode ter em casa hortaliças saudáveis e retirando do ambiente um produto que
é altamente poluente e degradante. Obviamente que os exemplos expostos nas fotos são
só um dos recursos em que os pets podem ser usados. Em aulas teóricas, vários outros
exemplos foram citados para anotação. Como avaliação final fica a grande
aprendizagem tanto por parte dos educandos quanto dos demais segmentos escolares. O
trabalho como um todo foi muito significativo, pois houve o envolvimento efetivo de
todos e, todas as atividades mostraram que cada um pode fazer a sua parte para manter o
ambiente em que vive saudável e agradável.
Palavras-chaves: detritos, pets, sacolas retornáveis.





                             As fotos fazem parte dos trabalhos realizados a partir da história O Saci e a Reciclagem do Lixo, onde usamos cilindro de papel higiênico e tecidos velhos para fazer a carapuça;  já os sacis nos litros foram realizados a partir da história A Sacizada de Monteiro Lobato.

A proposta da horta alternativa é mostrar aos alunos que é possível
mesmo em lugares com pouco espaço cultivar algumas espécies de plantas que podem beneficiar nossa saúde e ainda  tirar do meio ambiente materiais como os litros pets que levam muito tempo para se decompor.
A partir da ideia de que precisamos diminuir o consumo de sacolas plásticas, decidimos fazer sacolas retornáveis reaproveitando calças jeans velhas e retalhos de tecidos para a confecção dos fuxicos para decorá-las. As sacolas foram confeccionadas pelas mães e funcionária da escola, sendo que os fuxicos foram feitos pelos alunos. Um trabalho maravilhoso.  

Como atividade de sistematização do projeto os alunos gravaram um vídeo respondendo perguntas referentes aos assuntos trabalhados, o questionário foi realizando em aula, cada criança respondeu as questões em seu caderno. O diferencial foi cada aluno por meio de sorteio receber uma questão para a filmagem. Além  de observar o aprendizado teórico dos alunos, o objetivo dessa atividade foi proporcionar a desinibição dos educandos diante de uma câmera,  para muitos foi difícil realizar a tarefa, pois sentiam-se envergonhados, mas valeu a pena as diversas tentativas, pois acredito que o trabalho ficou bom. O vídeo também fez parte do DVD que ofereci a cada aluno, em homenagem ao dia da criança.


LEMBRANÇA COM LITRO PET





2012
DIA DA ÁGUA
Para o dia da água, comemorado em 22 de março. Usei a declaração dos direitos da água.
Reuni os alunos em dupla e cada dupla ganhou um dos artigos para ler e escrever o que haviam entendido;
Em seguida cada dupla recebeu uma folha A4 para escrever o seu artigo e ilustra-lo com desenho ou colagem
de figuras retiradas de revistas ou livros velhos;
Após essa atividade cada dupla apresentou seu trabalho aos colegas explicando o que entenderam do artigo recebido;
Também fizemos a exposição dos trabalhos no saguão da escola.
Confeccionamos um cartaz para representar a água como fonte de vida.








AVALIAÇÃO CIÊNCIAS - I TRIMESTRE 2012



 Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto Avaliação de ciências – 5º ano 52 – I Trimestre – Profª Linéia

Aluno......................................................................................................Nº..
Com o auxilio do livro responda as questões abaixo:
1)O que são as estrelas? ..................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................
2)Como se chamam as estrelas que possuem luz própria?.............................................................
.......................................................................................................................................................
3)Escreva os nomes dos Planetas que compões o Sistema Solar.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4)De exemplos de corpos iluminados, ou seja, que não possuem luz própria.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5)Um planeta costuma ser confundido com uma estrela é o ................................ou é conhecido como ...........................................................................................................................
6)Explique  o que é Via Láctea:
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7)A capital do Brasil está no Hemisfério Sul ou Norte? E o nosso estado?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8)Explique o que é ecossistema e dê um exemplo.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
 9)Quais são as camadas da Terra?.................................................................................................
........................................................................................................................................................
10)Qual oceano banha o Brasil?
.........................................................................................................................................................
11)Como se formam as cavernas?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
12)Quais são as consequências geradas pela movimentação das placas?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
13)O que é hipocentro e epicentro?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
14)Como nascem as estrelas?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15)O sol pode um dia acabar ou morrer? Explique.
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário.